192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Inquérito para acompanhar execução contra ex-vereadora do Jordão é instaurado pelo MP

Foto: Arquivo/Reprodução

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), por meio da Promotoria de Justiça de Tarauacá, converteu um Procedimento Preparatório em Inquérito Civil para acompanhar a execução de decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC) contra a ex-presidente da Câmara Municipal de Jordão, Meire Maria Sérgio de Menezes Silva, referente ao exercício de 2018.


Segundo o TCE-AC, a gestora teve suas contas julgadas irregulares e foi condenada à devolução de R$ 103.060,00 ao erário, além do pagamento de multa acessória de R$ 23.480,00, devido a não comprovação de despesas em procedimentos licitatórios. O acórdão transitou em julgado em 2022.


Na decisão, o promotor de Justiça substituto Lucas Bruno Iwakami destacou que, embora o Ministério Público não tenha legitimidade para executar acórdãos de tribunais de contas — cabendo essa atribuição à Procuradoria Geral do Município de Jordão —, cabe ao MP fiscalizar e verificar se os responsáveis não estão sendo omissos.


Dessa forma, o prefeito de Jordão, Francisco Naudo Ribeiro Souza, e o procurador-geral do município, Isaac de Mendonça Freire, foram intimados para comprovar, no prazo de 30 dias, o ajuizamento da ação de execução do acórdão contra a atual secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Meire Maria Sérgio de Menezes Silva.


O despacho alerta que, caso não haja comprovação do ajuizamento no prazo estabelecido, os autos serão remetidos à Promotoria Criminal de Tarauacá para apuração de crime de prevaricação, além da instauração de novo inquérito civil para apurar possível improbidade administrativa por omissão.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias