O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) vai radicalizar na transparência. É possível que ainda este ano os dados sobre saída de bovinos do Acre estejam à disposição de todo cidadão no site do órgão público.
Atualmente, a oferta dos dados é feita por meio de uma parceria do Idaf com o Fórum Empresarial de Desenvolvimento e Inovação do Acre. Mas por mais que os integrantes do Fórum se esforcem em dar publicidade aos números, o fato é que há uma limitação natural e que fica sujeita a interesses de um ou outro segmento.
Disponibilizando institucionalmente os dados, o Idaf resolve alguns problemas. O principal deles é oferecer mais transparência aos dados públicos. Periodicamente, os leitores e telespectadores do noticiário local eram bombardeados com reclamações de pecuaristas ou de setores da indústria frigorífica a respeito do assunto. E os dados a respeito do problema sempre circulavam em meios mais restritos.
“Toda vez é uma pressão danada, de um lado e de outro, é gestor público, é político, então, agora, vamos apresentar os dados para todos e pronto. Vai ser melhor”, afirmou o presidente do Idaf/AC, Francisco Thum.
Com a medida, o Idaf nivela produtores, industriários e o cidadão comum. Todos passam a ter a mesma informação e podem ir monitorando e formando opinião. Ainda não se sabe a periodicidade com que os dados serão atualizados. Inicialmente, é possível que seja semanal. Mas isso ainda será definido pela equipe de programação do instituto.
O projeto de tornar público esses dados está sendo analisado pelo departamento jurídico do Idaf e da Procuradoria Geral do Estado.
Fonte:ac24Agro