Gleisi acusa EUA de mentir sobre julgamento de Bolsonaro e critica “ameaças” de Trump

Gleisi Hoffmann (Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), reagiu nesta terça-feira (16) às declarações do governo dos Estados Unidos sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Em publicações no X, Gleisi afirmou que as críticas feitas por autoridades norte-americanas são falsas e configuram uma tentativa de deslegitimar o Supremo Tribunal Federal (STF).


“As novas ameaças do governo Trump ao Brasil apenas confirmam a traição de Jair Bolsonaro, que incita uma potência estrangeira a atacar e punir os responsáveis pela Justiça em nosso país. O secretário de Estado Marco Rubio e a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, sabem muito bem que estão mentindo sobre o julgamento de Bolsonaro e seus cúmplices”, escreveu.


O que disse Washington

Após a condenação de Bolsonaro e outros sete aliados pela Primeira Turma do STF na quinta-feira (11), Rubio afirmou que o Brasil vive uma “caça às bruxas” e prometeu que os EUA reagiriam. Já Leavitt compartilhou um artigo do Wall Street Journal com críticas ao ministro Alexandre de Moraes e ao processo.


Gleisi rebateu as falas, afirmando que os réus foram condenados dentro do devido processo legal e que o julgamento representou a preservação do Estado Democrático de Direito.


“Ilegal, autoritário e abusivo é atentar contra a soberania de outro país, como vem fazendo o governo Trump para livrar Bolsonaro das penas a que foi condenado”, concluiu.


A escalada verbal entre Brasília e Washington insere-se na crise aberta desde que o presidente Donald Trump determinou a taxação de 50% sobre produtos brasileiros.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias