Ícone do site Ecos da Noticia

Gilmar Mendes elogia atos contra anistia e blindagem e propõe pacto entre Poderes

Ministro Gilmar Mendes durante a Sessão plenária do STF - 12/06/2024 (Foto: Andressa Anholete/SCO/STF)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou neste domingo (21) as manifestações organizadas pela esquerda contra o chamado PL da Anistia e a PEC da Blindagem. Em publicação nas redes sociais, o magistrado classificou os atos como uma “prova viva da força do povo brasileiro na defesa da democracia”.


Segundo Mendes, as mobilizações ocorreram em sintonia com a atuação da Corte. “Em diferentes momentos, registraram-se demonstrações de apoio ao Supremo Tribunal Federal, que esteve, mais uma vez, à altura da sua história, cumprindo com coragem e firmeza a missão de proteger as instituições e responsabilizar exemplarmente os que atentaram contra o Estado Democrático de Direito”, escreveu.


O ministro destacou ainda que a reação popular evidencia a rejeição a retrocessos institucionais. “Graças à atuação vigilante do STF e à mobilização da sociedade, o Brasil reafirma que não há espaço para rupturas ou retrocessos. Não por acaso, a bandeira que se estendeu nas ruas foi a do Brasil, símbolo maior da nossa soberania e da unidade nacional”, afirmou.


Mendes também sugeriu que a energia política demonstrada nas ruas seja canalizada em favor da estabilidade institucional. Para ele, é hora de “transformar essa energia democrática em um grande pacto nacional entre Executivo, Legislativo e Judiciário”.


Sair da versão mobile