Uma troca de acusações entre o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) e o advogado Cleber Lopes, que defende o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “careca do INSS”, interrompeu os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS nesta quinta-feira (25). A sessão precisou ser suspensa por cerca de dez minutos.
A confusão começou após o relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmar que Antunes seria o “autor do maior roubo aos aposentados e pensionistas”. A declaração provocou a reação imediata do advogado, que contestou o relator em tom exaltado.
A situação saiu do controle quando Zé Trovão deixou sua bancada e foi em direção à mesa onde estavam o relator, o presidente interino da sessão, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), o depoente e seu advogado. Apontando o dedo em riste, o parlamentar intensificou a discussão, aumentando a tensão no plenário.
Diante do risco de confronto físico, a Polícia Legislativa foi chamada para conter os ânimos. Só então Duarte Jr. decidiu suspender temporariamente a sessão. Os trabalhos foram retomados dez minutos depois, já em clima mais controlado.
A CPMI investiga um dos maiores esquemas de fraude já identificados no INSS, que teria desviado milhões de reais em benefícios previdenciários. Antunes, apontado como peça central no esquema, é um dos principais alvos da comissão.