Murilo Tavares, comprador de açaí vindo de Dubai, marcou presença no Exporta Mais Amazônia 2025 – Acre, realizado nesta segunda-feira (29), no Centro de Convenções da Ufac, em Rio Branco, e explicou como realiza a prospecção do mercado internacional.
“Estou muito feliz em minha primeira visita ao Acre. É importante conhecer os estados e os produtores de açaí. Estou com uma expectativa muito boa e espero fechar bons negócios com os produtos oferecidos aqui”, comentou Tavares.
O evento, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Sebrae, reuniu 76 vendedores, sendo 44 do Acre, e 25 compradores de 18 países.
Murilo detalhou como funciona o processo de prospecção e fechamento de negócios. “Primeiro, conhecemos os frutos, experimentamos, fazemos algumas análises e verificamos se atendem ao padrão que consumimos internacionalmente. Depois, analisamos a documentação da empresa, se está apta a exportar, qual a demanda que consegue produzir e a frequência com que pode suprir o mercado internacional”, explicou.