Ícone do site Ecos da Noticia

Solenidade na Câmara Municipal marca o Dia do Policial Penal

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou, nesta terça-feira (30), um ato solene em alusão ao Dia do Policial Penal, comemorado anualmente em 29 de setembro. A iniciativa foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Joabe Lira (União Brasil).


Durante a solenidade, Joabe destacou os avanços conquistados pela categoria ao longo dos últimos 17 anos, mas alertou para os desafios enfrentados. Segundo ele, nos últimos 90 dias, dois policiais penais cometeram suicídio, houve uma tentativa frustrada e cerca de 70% dos profissionais sofrem com problemas de saúde. “A nossa categoria pede socorro. Apesar de ser uma semana comemorativa, é também um momento de reflexão”, afirmou o vereador.


O deputado estadual Arlenilson Cunha (PL) também participou da homenagem e ressaltou que 55% dos crimes registrados no Acre estão concentrados na capital. Ele lembrou ainda a aprovação da lei orgânica que instituiu a Polícia Penal.


“Hoje é um dia de orgulho em ser policial penal e de celebração. É também um momento de fortalecer esse debate tanto na Assembleia Legislativa quanto aqui na Câmara”, declarou.


Já o delegado e presidente do Iapen, Marcos Frank, destacou que a categoria enfrenta uma luta constante diante da sobrecarga de funções. “A luta dos policiais penais é grande. Muitas vezes, esses profissionais acabam extrapolando suas atribuições”, disse.


Sair da versão mobile