posto village ezgif.com gif to avif converter

Câmara deve punir 14 deputados por motim contra Motta com suspensões e advertências

A Corregedoria da Câmara dos Deputados opinou pela punição de 14 parlamentares envolvidos no motim que, em agosto, tentou paralisar as atividades legislativas em protesto contra o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).


A decisão partiu do corregedor Diego Coronel (PSD-BA), que encaminhou ao Conselho de Ética representações para aplicação das sanções. O documento foi obtido pela Folha de S. Paulo.


O episódio marcou uma escalada de confronto da oposição bolsonarista com a cúpula do Congresso. Na ocasião, deputados e senadores ocuparam as mesas do plenário da Câmara e do Senado para impedir a retomada dos trabalhos após o recesso, em protesto contra a falta de votação de pautas como a anistia aos acusados de envolvimento na tentativa de golpe de 2022, o fim do foro privilegiado e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF.


As punições

O deputado Marcos Pollon (PL-MS) receberia a punição mais dura: quatro meses de suspensão do mandato. Um deles por ter ocupado a cadeira da presidência da Câmara, e outros três em razão de ofensas pessoais contra Motta.


Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC), apontados como articuladores do motim, podem ser punidos com 30 dias de suspensão. Os demais, incluindo nomes de destaque como Sóstenes Cavalcante (líder do PL na Câmara), Nikolas Ferreira (PL-MG), Bia Kicis (PL-DF) e Carlos Jordy (PL-RJ), receberão censura escrita. Em caso de reincidência, poderão ser suspensos automaticamente.


Repercussão política

As punições atingem parte expressiva da bancada bolsonarista, incluindo lideranças que atuam como linha de frente contra o governo e o STF. O encaminhamento ao Conselho de Ética deve aprofundar o desgaste entre os deputados punidos e Hugo Motta, que tem se consolidado como peça-chave na mediação da relação entre governo e oposição.


Lista dos punidos


• Suspensão de 120 dias: Marcos Pollon (PL-MS)
• Suspensão de 30 dias: Marcel van Hattem (Novo-RS), Zé Trovão (PL-SC)
• Censura escrita: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Zucco (PL-RS), Allan Garcês (PP-MA), Caroline De Toni (PL-SC), Marco Feliciano (PL-SP), Domingos Sávio (PL-MG), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Júlia Zanatta (PL-SC), Paulo Bilynskyj (PL-SP).


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias