posto village ezgif.com gif to avif converter

Barroso diz que há ‘outros espaços relevantes’ fora do STF, mas que avalia saída

Luís Roberto Barroso (Foto: Antônio Augusto/STF)

O ministro Luís Roberto Barroso afirmou nesta terça-feira que existem “outros espaços relevantes na vida brasileira” além do Supremo Tribunal Federal (STF) e que ainda avalia se fica na Corte ou se antecipa sua aposentadoria.


Na segunda-feira, Barroso deixou a presidência do STF. Ele tem direito a ficar na Corte até 2033, quando completa 75 anos, mas já disse que avalia adiantar sua saída.


— Estou há 12 anos e mais de três meses e posso ficar ainda mais oito anos. É muito difícil deixar o Supremo, que é, para quem gosta do Brasil, tem compromissos com o Brasil, como eu tenho, é um espaço relevante. Mas há outros espaços relevantes na vida brasileira, de modo que eu estou considerando todas as possibilidades, inclusive a de ficar — afirmou Barroso, após participar de um evento do Lide.


No domingo, em entrevista à GloboNews, o ministro do STF anunciou que fará um “retiro espiritual” em outubro para tomar sua decisão.


— Vou fazer um retiro espiritual em outubro. Uma semana. E vou decidir. Eu gosto do STF. Tenho uma relação boa com meus colegas. Às vezes tenho a sensação de ter cumprido um ciclo.


Na segunda-feira, Edson Fachin tomou posse como presidente do STF, para um mandato de dois anos. Barroso afirmou que seu sucessor conduzirá a Corte “da melhor forma possível”.


— É uma pessoa de grande integridade, de grande qualidade intelectual, de muitas virtudes. Tenho certeza que vai conduzir o Supremo da melhor forma possível. Nós temos estilos diferentes, mas compartilhamos os mesmos valores.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias