Um avião monomotor fez um pouso de emergência na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), na altura do km 314,4, em Juquitiba (SP), na manhã deste domingo (28). O pouso ocorreu na pista Sul, sentido Curitiba.
De acordo com a Arteris Régis Bittencourt, concessionária responsável pela rodovia, a faixa da direita e o acostamento estão bloqueados no trecho.
Equipes da concessionária foram acionadas e estão no local realizando o atendimento à ocorrência e trabalhando na liberação da via.
Por ora não há informações sobre feridos e sobre as causas do pouso de emergência.
O que diz a FAB
Por meio de nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) destacou investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram notificados sobre o evento envolvendo a aeronave de matrícula PP-FOX.
Segundo o órgão, os dados sobre esse evento foram coletados e, após análise técnica dos investigadores, a ocorrência foi classificada como incidente grave e será tratada em conformidade com o Anexo 19 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, que estabelece os protocolos para a Gestão da Segurança Operacional.
“O CENIPA destaca, ainda, que a realização de suas investigações segue rigorosamente os protocolos descritos no Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, que aborda sobre a Investigação de Acidentes e Incidentes Aeronáuticos”, afirmou.
“Esses protocolos foram internalizados pela Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA 3-13), que estabelece os Procedimentos de Investigação de Ocorrências Aeronáuticas da Aviação Civil conduzidas pelo Estado Brasileiro, em estrita consonância com os padrões internacionais estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), órgão de referência mundial para a aviação civil”, declarou.