Os dois suspeitos de um ataque a tiros que deixou dois alunos mortos e outros três feridos em Sobral, na região norte do Ceará, foram identificados pela polícia, que segue tentando capturá-los – conforme apurou a TV Verdes Mares. A identidade dos foragidos não foi divulgada.
O ataque aconteceu na manhã de quinta-feira (25) na Escola de Ensino Médio Luiz Felipe. Os dois adolescentes mortos foram identificados como Victor Guilherme Sousa de Aguiar, de 16 anos; e Luis Claudio Sousa Oliveira Filho, de 17 anos.
Os jovens eram estudantes da Escola Estadual Professor Luis Felipe e também participavam de times de futsal na cidade. Os velórios ocorrem nesta sexta-feira (26).
Em relação aos outros três baleados, a TV Verdes Mares apurou que dois receberam alta hospitalar, e o terceiro segue internado na Santa Casa de Sobral. A família não autorizou divulgar informações sobre o estado de saúde dele.
O governador Elmano de Freitas instituiu um gabinete extraordinário de Segurança Pública em Sobral até a situação se normalizar no município, que deve receber também um reforço no policiamento.
Ainda conforme apuração da TV Verdes Mares, as aulas devem retornar na próxima segunda-feira (29) na escola, e os alunos receberão apoio psicológico.
A motivação do crime ainda não foi esclarecida. A TV Globo apurou que uma das linhas de investigação é que os crimes tenham elo com uma possível disputa de organizações criminosas. A Secretaria de Segurança Pública do Ceará não confirma nem nega a versão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/K/VyTMmGReu7KGEfjzeMSQ/250925-info-mapa-estudantes-baleados-sobral-ce.jpg)
Infográfico: estudantes são baleados em escola no CE — Foto: Arte g1
“Vamos, inclusive, mandar uma lei para a Assembleia Legislativa para permitir comprar férias de policiais e, com isso, aumentar ainda mais a presença das polícias em todo o nosso estado e, especialmente, nesse momento específico aqui em Sobral”, disse o governador em entrevista.
O ataque ocorreu na Escola Estadual Professor Luis Felipe, localizada no bairro Campo dos Velhos, perto do centro de Sobral, maior município da região norte do Ceará. A cidade é conhecida nacionalmente pelos bons resultados na educação.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que os dois atiradores chegam de moto a uma rua próximo à escola por volta de 9h30. Eles descem, vão até lateral e atiram pela grade que separa o pátio da escola da rua.
Nas imagens, é possível ver que, imediatamente, um dos jovens cai após ser atingido, enquanto outros correm para longe. Os criminosos também deixam o local correndo e fogem na moto.
O secretário de Segurança do Ceará, Roberto Sá, confirmou que o ataque foi uma execução premeditada:
“Foi um ataque contra esses jovens que estavam naquele local. E repudiamos, lamentamos profundamente o fato da droga, nesse contexto com arma de fogo, com impunidade, gerar toda essa espiral de violência que o Brasil vive”, afirmou.
O secretário também informou que as equipes policiais encontraram drogas no bolso de um dos mortos no ataque. Os agentes também encontraram uma balança de precisão e embalagens na cena do crime.
Roberto Sá também informou que um dos sobreviventes responde por ato infracional análogo a homicídio, roubo, porte ilegal de arma de fogo de calibre permitido e dano.
“A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará informa que todos os esforços das Forças de Segurança estão sendo empregados neste momento para localizar e capturar os envolvidos nas mortes de dois adolescentes”, disse a pasta.
Violência crescente no Ceará
Uma das hipóteses para o crime que matou os dois estudantes na escola em Sobral é o confronto entre facções, conforme apuração da TV Globo.
Segundo o governador do estado, Elmano de Freitas, sete facções disputam o domínio por territórios onde eles podem monopolizar o tráfico de drogas e serviços como acesso à internet. Esses grupos criminosos são responsáveis por 90% dos assassinatos no estado, ainda de acordo com Elmano.
A guerra entre os bandos tornou o Ceará o estado com a maior taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes em 2024, conforme Mapa da Segurança Pública, elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O número absoluto de homicídios dolosos teve um aumento de 9,85% no Ceará: era 2.893 em 2023 e subiu para 3.178 em 2024.
Além dos assassinatos, os criminosos tentam monopolizar serviços ofertados à população. Em uma onda de ataques coordenados, ocorridos entre fevereiro e março deste ano, criminosos depredaram e incendiaram provedores de internet e deixaram cidades sem acesso.
A facção criminosa Comando Vermelho foi a principal responsável. Ela fez pelo menos 19 ataques, como corte de cabos de internet, incêndio de veículos e tiros contra as sedes das empresas, nas cidades Fortaleza, Caucaia, Caridade e São Gonçalo do Amarante.
Em outras regiões, os bandos cobram um “pedágio” para “autorizar” que comerciantes e vendedores informais mantenham seus serviços. Em agosto de 2025, um vendedor de churrasco foi assassinado após recusar a pagar a “taxa” de R$ 1.000 à facção. O valor anterior, que a vítima pagava mensalmente, era R$ 400.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/L/exB2lCTWSOXMUF21u7LA/ataque-escola-sobral.jpg)
Estudantes ficaram em pânico após ataque a tiros em Sobral (CE) — Foto: Reprodução
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/x/Y0PFykRvCVyiNU0sW00Q/whatsapp-image-2025-09-25-at-11.18.01.jpeg)
Victor Guilherme é um dos alunos que morreu baleado em escola na cidade de Sobral. — Foto: Mateus Ferreira/ SVM