Anatel obriga todas as operadoras a aderirem ao “Não Me Perturbe” em até 60 dias

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou nesta terça-feira (2) que todas as operadoras de telefonia, inclusive as de pequeno porte, deverão aderir ao sistema “Não Me Perturbe” no prazo de até 60 dias. Após esse período, as empresas ficam proibidas de fazer chamadas para consumidores inscritos na plataforma.


O “Não Me Perturbe” é uma ferramenta gratuita criada para que consumidores possam bloquear ligações de telemarketing, tanto de empresas de telefonia, TV por assinatura e internet, quanto de instituições financeiras, como bancos e empresas de crédito.


Até agora, o sistema era usado apenas por operadoras que participam do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), ligado à Conexis Brasil Digital. Fazem parte do grupo empresas como Claro, Vivo, Tim, Oi, Algar, Ligga e Sky, além de 67 instituições financeiras.


A partir da nova decisão, o “Não Me Perturbe” passa a ser a plataforma oficial de bloqueio de chamadas indesejadas do setor de telecomunicações, padronizando o controle contra práticas abusivas.


Segundo a Anatel, o sistema “ajuda a evitar a oferta insistente de produtos e serviços”, especialmente em áreas como empréstimos e cartões de crédito. Os consumidores interessados podem se cadastrar diretamente no site: www.naomeperturbe.com.br.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias