Acre se soma a estados que adotaram a “emenda Pix”, mostra levantamento

© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Um levantamento da Transparência Internacional – Brasil revela que 20 estados brasileiros já incorporaram em seus orçamentos o modelo conhecido como “emenda Pix”, mecanismo que permite a transferência direta de recursos para municípios sem a exigência de convênios.


O Acre aparece entre os exemplos mais recentes de flexibilização: o estado extinguiu o teto fixo de R$ 24 milhões para emendas parlamentares e passou a deixar a definição do montante a cargo da Assembleia Legislativa a cada ano.


O modelo, criado no Congresso Nacional em 2019, rapidamente se espalhou pelos estados. Ele concede aos deputados a possibilidade de indicar verbas para suas bases eleitorais com menos etapas burocráticas e, em alguns casos, sem detalhamento sobre a destinação final dos recursos. No Acre, apesar da existência de portais de transparência com relatórios sobre despesas públicas, não há especificação de como o dinheiro das emendas Pix é aplicado nas cidades.


Além do Acre, estados como Minas Gerais, São Paulo e Roraima também reforçaram o volume de emendas, elevando a fatia dos orçamentos controlada por parlamentares. Em Roraima, por exemplo, o valor destinado a emendas superou em 134% os investimentos diretos do governo estadual. Já em São Paulo, embora o Executivo divulgue os parlamentares beneficiados e os municípios contemplados, ainda não há informações completas sobre os projetos financiados com os repasses.


 


Com informações do Estadão


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias