Acre já teve três recordes meteorológicos em setembro

Foto: reprodução

O início de setembro trouxe marcas históricas para o Acre, com três recordes meteorológicos registrados em apenas dois dias, segundo o pesquisador Davi Friale.


Na segunda-feira (1º), Tarauacá registrou 38,4°C, a maior temperatura do ano no estado. Já em Rio Branco, os termômetros marcaram 37,1°C, o maior registro da capital em 2025.


O destaque, no entanto, foi a chuva torrencial que atingiu Brasileia na terça-feira (2), quando 191,8mm de água foram acumulados em poucas horas. O volume superou o recorde anterior do ano, de 141mm, registrado em Cruzeiro do Sul, em 2 de janeiro. A intensidade da chuva colocou Brasileia como a cidade com a maior precipitação do Brasil naquele dia.


De acordo com Friale, o volume registrado em Brasileia também foi o maior dos últimos dois anos no Acre, superando o acumulado de 223,8mm em Feijó, em abril de 2023. O fenômeno chama ainda mais atenção por ter ocorrido no inverno, tradicionalmente o período mais seco do ano no estado.


Na série histórica, os maiores registros de chuva no inverno acreano foram 95mm em Rio Branco, no dia 10 de setembro de 2014, e 105mm em Cruzeiro do Sul, em 1º de setembro de 1978.


Friale alerta que, ao longo desta semana, novas chuvas intensas podem ocorrer devido à chegada de uma onda polar prevista para sexta-feira (5).


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias