Acre cai para 22ª posição em ranking de eficiência da máquina pública

O Acre ocupa a 22ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, no pilar de Eficiência da Máquina Pública, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado caiu uma colocação em relação à edição de 2024, quando estava em 21º lugar. Apesar da queda, o Acre ainda aparece à frente de Alagoas, Piauí, Pará, Roraima e Amapá.


O pilar de Eficiência da Máquina Pública avalia a capacidade dos governos estaduais em oferecer serviços de qualidade com base em critérios como profissionalização, meritocracia e redução de burocracia. Para 2025, o indicador representa 10% do peso do ranking geral de competitividade.


Segundo o estudo, a eficiência da máquina pública é essencial para a competitividade dos estados e para a qualidade da democracia, já que a legitimidade dos governos depende diretamente da capacidade de entregar bons serviços. Além disso, a eficiência impacta o desenvolvimento econômico, o ambiente de negócios e a atração de investimentos.


Entre os indicadores avaliados no pilar estão a eficiência do Judiciário (CNJ), o custo do Executivo, Legislativo e Judiciário em relação ao PIB (Siconfi e Tendências), o índice de transparência (CGU), a qualidade da informação contábil e fiscal (Tesouro Nacional), a produtividade de magistrados e servidores do Judiciário (CNJ), a oferta de serviços públicos digitais (ABEP-TIC), o prêmio salarial público-privado (IBGE) e o equilíbrio de gênero na remuneração e no emprego público estadual (IBGE).


 



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias