Ícone do site Ecos da Noticia

Veja quem são os ministros do STF que julgam Bolsonaro e mais 7 por trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa, a partir de terça-feira (2), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete envolvidos pelo suposto envolvimento uma tentativa de golpe de Estado.


A denúncia foi foi dividida em cinco núcleos, o que facilita o andamento do caso no tribunal. Além de Bolsonaro, os julgados no núcleo crucial do golpe incluem Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto.


Em dezembro de 2023, o STF decidiu que o caso seria julgado pelas turmas, e não pelo plenário. O relator, ministro Alexandre de Moraes, está na Primeira Turma, o que faz com que a denúncia chegue a esse colegiado.


Portanto, apenas cinco dos onze ministros do STF votarão sobre o caso: Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Moraes e Flávio Dino.


Próximos passos

A expectativa é que uma sentença seja proferida ainda em 2025, visando concluir o caso antes das eleições de 2026 e evitando que o processo interfira no calendário eleitoral. Se os réus não aceitarem a sentença, poderão recorrer, o que pode prolongar o andamento do caso. Contudo, a previsão é que o julgamento final ocorra até o fim de 2025, de acordo com as expectativas do STF.


Sair da versão mobile