Com apresentação do coral Vozes do Povo, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, uma sessão solene em comemoração aos 50 anos de sua instalação. Durante a cerimônia, 31 autoridades e personalidades foram agraciadas com a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Acre, em reconhecimento às relevantes contribuições para o fortalecimento da democracia e o apoio institucional à Justiça Eleitoral.
O presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, destacou a importância das eleições para o fortalecimento da democracia e para o futuro do país. “A democracia depende das eleições. Elas são vitais para o funcionamento e a renovação das lideranças nos Poderes Executivo e Legislativo, tanto na esfera federal quanto estadual e municipal. Sem eleições, não há democracia, não há futuro, não há esperança de melhorias”, afirmou.
Segundo ele, a cada eleição, renova-se na população a expectativa por dias melhores. “Sempre que ocorre uma eleição, a população se enche de esperança por melhorias na qualidade de vida, no crescimento econômico, na redução do desemprego e no fortalecimento da saúde, segurança, transporte e educação”, completou.
Júnior Alberto enfatizou o compromisso do TRE-AC com a transparência e a legitimidade do processo eleitoral. “Nesses 50 anos, o Tribunal vem realizando um trabalho de excelência, garantindo eleições seguras e confiáveis. As urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional e colocam o Brasil entre as democracias mais eficientes do mundo em apuração de resultados”, destacou.
Ao encerrar, o presidente celebrou o legado da Justiça Eleitoral acreana: “É um momento de muita alegria. Estamos registrando na história esse meio século de bons serviços prestados à população”.
Desembargadora Waldirene Cordeiro: “Jubileu de ouro é motivo de orgulho”
A vice-presidente e corregedora regional eleitoral do Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro, ressaltou os avanços da Justiça Eleitoral ao longo das últimas décadas. “Hoje é um dia de extrema alegria para todos nós que compomos a Justiça Eleitoral no Estado do Acre. Estamos celebrando nosso jubileu de ouro — 50 anos de existência. E muitos foram os avanços conquistados, tanto no Brasil quanto aqui no nosso estado”, disse.
Ela lembrou a evolução tecnológica como marco da modernização do processo eleitoral. “Saímos do voto em papel, com urna de lona, e hoje vivemos uma modernidade sem igual. Temos urnas eletrônicas e exportamos essa experiência para o mundo. Realizamos eleições em todo o Brasil e, ao final do dia, temos o resultado praticamente ao vivo, com rapidez e segurança. É motivo de grande alegria e satisfação”, concluiu.
Durante a solenidade, o governador Gladson Cameli enfatizou a importância da democracia como fundamento essencial para o progresso do Estado e do país. “O Estado do Acre é, verdadeiramente, a celebração da democracia. É o reconhecimento do elo entre o direito e o respeito à escolha de cada indivíduo — seja ele negro, branco, indígena, mulher, homem ou qualquer cidadão que, independentemente de raça, religião ou gênero, tenha a dignidade de decidir os rumos da sua nação”, declarou.

Foto: Sérgio Vale
Cameli agradeceu ao presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, e estendeu os cumprimentos a toda a Corte Eleitoral e aos servidores da instituição. “Minhas primeiras palavras, nesta manhã, são de gratidão. Reconheço a importância do sistema democrático, que se concretiza a cada eleição, para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado e do Brasil”, afirmou.
O governador mencionou sua trajetória política, com participação em cinco pleitos: dois como deputado federal, um como senador e dois como governador. “Em todas essas eleições, pude constatar a eficiência na organização e fiscalização desta Corte, que reafirma a cada pleito seu compromisso com a transparência, a seriedade do voto e a legalidade dos seus atos”, pontuou.
A vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, ressaltou o simbolismo da trajetória da Justiça Eleitoral no estado. “A democracia navegou pelos nossos rios. Comemoramos meio século de desafios amazônicos. Quando José Ortega y Gasset afirmou que a democracia se faz somente por eleições, talvez não imaginasse as dimensões épicas que essa afirmação assumiria em terras acreanas”, afirmou.
Ela destacou o esforço histórico para garantir o direito ao voto, mesmo nas regiões mais isoladas do Acre. “Significou singrar rios caudalosos e rios secos, carregar as urnas em lombos de burros, fazer com que elas chegassem a locais em condições bastante desfavoráveis. Significou fincar raízes na floresta e levar às comunidades ribeirinhas, às aldeias indígenas, aos seringais e aos rincões mais distantes o acesso à Justiça Eleitoral”, afirmou.

Foto: Sérgio Vale
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior, destacou a parceria institucional entre o Legislativo estadual, o TRE-AC e a Secretaria de Estado de Educação, iniciada em 2017. A iniciativa visa conscientizar os jovens sobre a importância do voto e o funcionamento do processo eleitoral. “Essa parceria forma não apenas novos eleitores, mas também desperta o interesse da juventude para uma participação mais ativa na política”, observou.
Nicolau Júnior também destacou o papel inovador do TRE-AC no cenário nacional: “Não bastasse o desafio geográfico do nosso estado, o Tribunal ainda se desdobra para idealizar ferramentas de alcance nacional, como o aplicativo e-Título — uma inovação desenvolvida aqui, no Acre, e disponibilizada a eleitores de todo o país”.

Foto: Sérgio Vale
Homenageados com Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Acre
Entre os 31 homenageados com a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Acre estão: Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco; Charles da Silva Santos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre; Danilo Lovisaro do Nascimento, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC); Juliana Marques Cordeiro, defensora pública-geral do Estado do Acre; Clendes Villas Boas, superintendente da RBTrans; Geraldo Amaral Fonseca, juiz federal; Maha Manasfi, juíza de Direito; Gustavedes Matias Mamede, juiz de Direito (biênio 2023); Felipe Henrique de Souza, advogado; Fernando Nóbrega da Silva, juiz de Direito; Ediclei da Silva Firmino, servidor da Justiça Eleitoral; Marcos Antônio Carneiro Lameira, diretor-superintendente do Sebrae no Acre e vice-presidente da Fecomércio; Leandro Domingos Teixeira Vitor, presidente da Fecomércio/AC; Ricardo Xavier, superintendente da Energisa Acre; delegado José Henrique Maciel, delegado-geral da Polícia Civil; Adem Araújo, sócio-proprietário do Grupo Arasuper; e Ricardo Leite, mantenedor do Centro Universitário Uninorte.
O evento foi realizado no plenário do TRE-AC e contou com a presença de representantes dos três Poderes, das forças de segurança, de instituições de ensino, do setor produtivo e da sociedade civil.
Confira mais fotos:






