Trata Brasil: Rio Branco aparece entre as piores cidades em atendimento de água

Foto: Reprodução/Internet

O Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com a GO Associados, divulgou em julho de 2025 um levantamento sobre o Indicador de Atendimento Total de Água (ITA) nos 100 maiores municípios brasileiros. Os dados foram obtidos a partir do Indicador de Atendimento Total de Água (ITA) e do Indicador de Atendimento Urbano de Água (IUA), elaborados com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SINISA) de 2023.


Atendimento total de água


No ranking de 100 maiores municípios do Brasil, Rio Branco aparece na 96ª posição, com apenas 53,13% da população atendida pela rede de abastecimento de água. Isso significa que quase metade dos moradores ainda não tem acesso ao serviço regular.


A capital acreana ficou à frente apenas de Santarém (PA), Ananindeua (PA), Macapá (AP) e Porto Velho (RO), que registrou o pior índice do país, com apenas 35,02% de cobertura.


A média nacional de atendimento total de água em 2023 foi de 83,1%, enquanto a média dos 100 maiores municípios foi de 93,91%, índices bem superiores ao desempenho registrado em Rio Branco.


Atendimento urbano de água


Quando considerado apenas o atendimento urbano, a situação da capital acreana também é crítica. Rio Branco ocupa a 96ª posição, com 66,19% da população urbana atendida, ficando novamente entre as cinco piores cidades avaliadas.


As últimas colocações ficaram com Santarém (PA), Ananindeua (PA), Macapá (AP) e Porto Velho (RO), este último com apenas 36,78% de cobertura urbana.


Contexto nacional


O levantamento mostra que 11 municípios brasileiros já universalizaram o atendimento total de água, alcançando 100% de cobertura. Outros 12 estão acima de 99%, em linha com as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.


Já em áreas urbanas, 34 cidades registraram 100% de cobertura. O contraste revela disparidades regionais, já que a maioria dos municípios mais bem avaliados está localizada nas regiões Sul e Sudeste.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias