Ícone do site Ecos da Noticia

Taxa de desemprego no Acre mantém estabilidade no 2º trimestre, aponta IBGE

A taxa de desemprego no Acre permaneceu estável em 7,3% no segundo trimestre de 2025, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado mantém o estado acima da média nacional, que foi de 5,8% no mesmo período, o menor patamar já registrado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) desde o início da série histórica, em 2012.


Apesar da redução do desemprego em 18 estados brasileiros, o Acre está entre as nove unidades da federação onde a variação não foi estatisticamente significativa, o que, para o IBGE, indica estabilidade no mercado de trabalho local.


No ranking nacional, o Acre ocupa a 11ª posição entre os estados com as maiores taxas de desocupação, ficando à frente de Amazonas (7,7%), Alagoas e Rio Grande do Norte (ambos com 7,5%) e atrás da Paraíba (7%) e do Amapá (6,9%). Pernambuco lidera com a maior taxa do país (10,4%), enquanto Santa Catarina mantém o menor índice (2,2%).


A série da Pnad Contínua passou por atualização neste ano para incorporar as projeções populacionais mais recentes do instituto, baseadas no Censo Demográfico de 2022 e outras fontes. Essa atualização permite maior precisão na análise do mercado de trabalho, que no Acre, por enquanto, não apresentou melhora estatisticamente relevante no trimestre.


Sair da versão mobile