Taxa de desemprego no Acre mantém estabilidade no 2º trimestre, aponta IBGE

A taxa de desemprego no Acre permaneceu estável em 7,3% no segundo trimestre de 2025, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado mantém o estado acima da média nacional, que foi de 5,8% no mesmo período, o menor patamar já registrado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) desde o início da série histórica, em 2012.


Apesar da redução do desemprego em 18 estados brasileiros, o Acre está entre as nove unidades da federação onde a variação não foi estatisticamente significativa, o que, para o IBGE, indica estabilidade no mercado de trabalho local.


No ranking nacional, o Acre ocupa a 11ª posição entre os estados com as maiores taxas de desocupação, ficando à frente de Amazonas (7,7%), Alagoas e Rio Grande do Norte (ambos com 7,5%) e atrás da Paraíba (7%) e do Amapá (6,9%). Pernambuco lidera com a maior taxa do país (10,4%), enquanto Santa Catarina mantém o menor índice (2,2%).


A série da Pnad Contínua passou por atualização neste ano para incorporar as projeções populacionais mais recentes do instituto, baseadas no Censo Demográfico de 2022 e outras fontes. Essa atualização permite maior precisão na análise do mercado de trabalho, que no Acre, por enquanto, não apresentou melhora estatisticamente relevante no trimestre.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias