A volta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Presidência é hoje o maior temor político da maioria dos brasileiros, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21). De acordo com o levantamento, 47% dizem ter mais medo do retorno de Bolsonaro ao Planalto, enquanto 39% afirmam que temem mais a continuidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cargo após 2026.
Outros 8% responderam que têm medo dos dois, 2% afirmaram não temer nenhum dos dois e 4% não souberam ou não quiseram responder.
A percepção se intensificou entre eleitores que se dizem sem posicionamento político definido. Nesse grupo, o receio com a volta de Bolsonaro subiu de 38% para 46%, no limite da margem de erro. Já o temor com a permanência de Lula oscilou negativamente, de 27% para 25%.
A maioria dos brasileiros também é contrária à candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro à Presidência, com 65% dos eleitores achando que ele deveria abrir mão da disputa e apoiar outro nome. Em relação ao presidente Lula, 58% dizem que ele também não deveria se candidatar à reeleição, mesmo patamar da última sondagem.
O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, com 12.150 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A mesma pesquisa simulou nove cenários de segundo turno com o presidente Lula e nova nomes da direita. Ele venceu em todos, com maior vantagem de 16 pontos percentuais, e a menor, de 8, sobre Tarcísio.