O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) afirmou, neste sábado, 9, que não irá antecipar sua posição sobre um eventual processo de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Segundo Petecão, a definição do voto só ocorrerá caso o processo seja instaurado no Senado. Ele destacou que o impeachment é um julgamento e, portanto, exige do parlamentar isenção e respeito às regras do devido processo legal.
“Na democracia que defendo, não é republicano nem responsável manifestar antecipadamente o meu voto antes mesmo de o processo ser iniciado, sob pena de comprometer a imparcialidade que a Constituição exige de um senador da República”, afirmou.
O parlamentar ressaltou que, caso a matéria avance, irá ouvir todas as partes, analisar as provas e decidir com base na lei, na Constituição e no interesse do Brasil.
Parlamentares de oposição anunciaram, na quinta-feira (7), que reuniram 41 assinaturas em apoio ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. O movimento sinaliza que o texto pode ter maioria para ser aprovado no Senado, caso o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), coloque um dos pedidos contra o magistrado na pauta.