Peões celebram aprovação da lei que institui modalidade equestre como esporte em Rio Branco

Expoacre dá visivilidade a vivência do homem do campo e os esportes equestres são um desses exemplos. Foto: Ingrid Kelly/Secom

No espaço da vaquejada do Parque de Exposições Wildy Viana, uma confraternização na noite desde sábado, 2, comemorou a aprovação da Lei municipal que reconhece, fomenta essa modalidade de esportes equestres como cultura e cria um circuito municipal anual no calendário da Prefeitura de Rio Branco. O evento foi realizado como parte da programação da Expoacre 50 anos.


Dentre as modalidades mais conhecidas do público, de um modo geral estão a vaquejada, prova do laço, prova dos três tambores, armadinha e rodeios como um todo.


Assim, os festejos pela visibilidade e reconhecimento que a Lei trará cada vez mais, ao passo que reconhece essa tradição que costuma passar por gerações, teve trilha sonora com pegada country, carrocerias utilizadas como bancos por famílias inteiras que participavam da festa e os cavalos, personagens principais dos esportes equestres, participando da festa com galopes compassados com crianças, jovens, mulheres e adultos na área de pista destinada a eles.


Lei sancionada reconhecendo esportes equestres foi comemorada pelo público de interesse do segmento, cuja tradição passa de pai para filho. Foto: Marcos Santos/Secom

O vereador de Rio Branco Bruno Moraes, autor da Lei, ressalta que essa prática é  uma tradição nordestina adotada pelo Acre, e que atravessa gerações de famílias, como é o caso do próprio parlamentar, cuja família sempre foi praticante: o avó, pai, tios, primos e ele mesmo.


Autor da Lei, vereador Bruno Moraes relembra tradição com o avô, pai, tios, primos, os filhos dos primos e que já é a quarta geração praticando. Foto: Marcos Santos/Secom

“ São três, quatro gerações de adeptos dos esportes equestres. Aproveitamos esse evento, essa festa marcante organizada pelo Estado pelos 50 anos da Expoacre, com toda uma simbologia para comemorar com o público de interesse a aprovação da Lei”


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias