O Acre deve registrar, a partir do próximo domingo (24), a nona friagem de 2025, com queda acentuada das temperaturas em várias regiões do estado. A previsão é do portal O Tempo Aqui, que explica que a chegada da massa de ar frio está associada à diferença de pressão atmosférica: o calor intenso reduz a pressão, criando condições para que o ar frio, de alta pressão, avance até a Amazônia Ocidental.
Segundo o meteorologista conhecido como “Mago do Tempo”, até sábado (23) o calor continuará predominando no estado, acompanhado de chuvas passageiras e pontuais. No domingo, nas primeiras horas do dia, os ventos fortes vindos do sudeste anunciarão a chegada da onda de frio polar, que poderá provocar chuvas intensas, raios e ventanias, especialmente no Vale do Juruá e na região central do Acre.
Temperaturas previstas
Rio Branco, Brasileia e municípios do leste e sul acreano: mínimas entre 12ºC e 15ºC, entre segunda (25) e quarta-feira (27);
Cruzeiro do Sul: mínimas entre 17ºC e 20ºC;
Tarauacá e Feijó: mínimas entre 15ºC e 18ºC;
Boca do Acre (AM): mínimas entre 14ºC e 17ºC.
Apesar das noites frias, o sol deve predominar durante o dia. Após a friagem, uma massa de ar seco deve avançar sobre o estado, reduzindo a umidade relativa do ar para índices entre 15% e 25% no leste e no sul do Acre.
Registros anteriores
Em 2025, as temperaturas mais baixas já registradas oficialmente foram:
10,9ºC em Epitaciolândia, no dia 3 de julho;
12,1ºC em Rio Branco, no dia 2 de julho.
A menor umidade relativa do ar do ano foi registrada em Rio Branco, com apenas 19%, no dia 15 de agosto.
O portal informou que na próxima sexta-feira (22), às 16h (horário de Rio Branco), divulgará um novo boletim com informações mais detalhadas sobre a intensidade da frente fria.