No Acre, presidente do Sebrae Nacional destaca papel das pequenas empresas

Foto: Sérgio Vale

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, concedeu entrevista na sede da instituição em Rio Branco nesta quinta-feira (7), durante visita ao estado como parte do projeto “Sebrae Pelo Brasil”. A agenda incluiu a participação em apresentações de artesanato, inovação e startups, além do lançamento de iniciativas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo na região amazônica.


A visita tem como objetivo valorizar os pequenos negócios locais, ampliar o acesso ao crédito e promover políticas públicas que reconheçam o papel estratégico das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda no Brasil.


“85% das empresas no Acre são de pequeno porte”, destaca Décio Lima

Durante a entrevista, Décio Lima destacou que o Brasil vive um momento em que o empreendedorismo é cada vez mais essencial para a economia. Segundo ele, 60% dos brasileiros desejam empreender, e no Acre, **85% das empresas ativas são micro e pequenas. “Esses brasileiros e brasileiras acordam todos os dias, atuando de forma pulverizada em diversos setores da economia e gerando renda. O Sebrae é a porta de entrada para o sonho de quem deseja empreender. É o alicerce fundamental para dar sustentação àqueles que produzem, mas ainda não compreendem completamente o funcionamento do mercado”, afirmou.


Foto: Sérgio Vale

Ele lembrou que, após o país sair do mapa da fome, o setor que mais gerou oportunidades foi justamente o de micro e pequenas empresas. “É aqui, no Acre, que se encontra um retrato encantador do povo brasileiro que luta diariamente pelo seu sustento com dignidade”, completou.


Décio reconheceu que o mercado tradicional é estruturado para favorecer os grandes grupos econômicos, o que impõe desafios extras aos pequenos empreendedores. Ele defendeu a necessidade de políticas públicas permanentes para proteger e estimular esse segmento. “No ano passado, o Brasil criou 1,7 milhão de novos empregos, sendo 1,3 milhão oriundos de micro e pequenas empresas. No entanto, 88% dessas empresas ainda não têm acesso ao crédito. Isso é grave, pois dois terços da economia brasileira giram em torno do crédito”, alertou.


Foto: Sérgio Vale

O dirigente destacou que essa realidade motivou a visita ao Acre, ao lado do presidente da República, para lançar políticas de crédito específicas voltadas às pequenas empresas, como os programas Acredita e Acredita Mais Exportação.


Acre como vitrine para uma economia sustentável e inovadora

Ao comentar sobre os desafios de empreender na Amazônia, o presidente do Sebrae enfatizou o potencial do Acre como referência nacional em economia sustentável e inovação. Segundo ele, o estado reúne as condições ideais para se tornar protagonista de uma nova matriz econômica baseada em tecnologia, preservação ambiental e inclusão produtiva.


“O Acre é Amazônia. E não há mais volta no conceito de economia sustentável. Além disso, o estado tem revelado cases extraordinários de startups, especialmente por meio do programa Inova Amazônia, desenvolvido aqui pelo Sebrae”, pontuou.


Diretor do Sebrae destaca importância da visita do presidente nacional ao Acre


Foto: Sérgio Vale


O diretor de Administração e Finanças do Sebrae no Acre, Vandré Prado, destacou a importância da visita do presidente nacional da instituição, Décio Lima, ao estado. A vinda faz parte do programa Sebrae Pelo Brasil, que tem como objetivo integrar ainda mais o sistema Sebrae e reconhecer os trabalhos realizados em cada unidade regional. “Para nós, é uma alegria receber o presidente Décio nesse programa, que nada mais é do que o reconhecimento do Sebrae Nacional ao trabalho que é feito aqui pelo Sebrae Acre. Também tem um caráter de integração. O Sebrae tem atuação consolidada no estado há 34 anos, mas faz parte de uma grande rede que, por todo o Brasil, transforma vidas por meio do empreendedorismo”, destacou Vandré.


Durante a agenda, será realizado o lançamento dos programas Acredita e Acredita Mais Exportação, que, segundo o diretor, vão ampliar as alternativas de crédito para micro e pequenas empresas. “São iniciativas que certamente vão fortalecer os pequenos negócios que precisam se desenvolver. É um momento muito bom que estamos vivendo, graças a Deus, e a visita do presidente Décio e sua equipe vem para nos fortalecer ainda mais”, pontuou.


Ao falar sobre o impacto do Sebrae no estado, Vandré revelou que mais de 30 mil empresas foram atendidas no último ano. “O Sebrae oferece soluções não só para empresas já constituídas, mas também para aquelas pessoas que ainda estão sonhando em empreender. Quem tem uma ideia, mas ainda não abriu o próprio negócio, pode nos procurar, se formalizar e entrar na nossa trilha de conhecimento. Nosso papel é transformar sonhos em realidade e mudar a vida das pessoas”, completou.



Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias