O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou que vai entrar com uma ação judicial contra o presidente Lula (PT) por difamação. A decisão foi tomada após declarações dadas pelo petista em entrevista à Rádio Itatiaia sobre a megaoperação envolvendo o PCC (Primeiro Comando da Capital).
Durante a entrevista, Lula mencionou, sem citar nomes, que “um deputado fez uma campanha contra as mudanças propostas pela Receita Federal”, afirmando que “agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado“.
Embora não tenha sido nominalmente citado na entrevista, Nikolas Ferreira manifestou-se nas redes sociais afirmando que Lula cometeu uma “canalhice” ao fazer tal afirmação “dolosamente e sem prova alguma”. O parlamentar classificou a fala como uma “mentira torpe, criminosa e irresponsável”.
A origem da controvérsia remonta a janeiro de 2025, quando o deputado publicou um vídeo nas redes sociais acusando o governo de planejar taxar o Pix. A publicação ganhou ampla repercussão nas redes sociais e acabou gerando uma crise na gestão petista.