O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou na quinta-feira (7) que, caso o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não aceite o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ele também apresentará pedido para destituir o próprio Alcolumbre.
A declaração foi feita no X (antigo Twitter) em resposta a uma postagem sobre a fala do senador, que disse não colocar o tema em pauta nem se todos os senadores assinassem o requerimento. “Então serão dois impeachments”, escreveu Nikolas.
Recusa de Alcolumbre
Na quarta-feira (6), Alcolumbre afirmou que a decisão sobre dar andamento a processos contra ministros do STF é prerrogativa exclusiva da presidência do Senado e que não cederá a pressões externas.
O senador também reforçou que não pautará o impeachment de Moraes, mesmo diante de articulações da oposição para aprovar o chamado “pacote da paz” — que inclui, além do pedido de afastamento, a PEC do fim do foro privilegiado e a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro.
Apoio no Senado
Segundo levantamento do site votossenadores.com.br, 41 senadores já declararam apoio ao impeachment de Alexandre de Moraes, 19 são contrários e 21 não definiram posição.
Apesar da pressão, a decisão final sobre a tramitação do pedido cabe apenas ao presidente do Senado, que pode arquivar o processo mesmo diante de apoio majoritário.