MPF vai investigar supostas irregularidades em concurso do Ifac

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no concurso público para professores do Instituto Federal do Acre (Ifac), realizado em 2023. A medida foi formalizada por meio da Portaria nº 15, de 18 de agosto de 2025, assinada pela Procuradoria da República no Estado.


De acordo com o documento, o procedimento tem como base o Procedimento Preparatório nº 1.10.000.001094/2024-18, instaurado a partir de representação feita por um candidato, que relatou dificuldades para obter a cópia da gravação da aula apresentada durante a fase didática do certame.


O MPF destaca que a investigação tem como objetivo verificar se houve falhas no cumprimento das regras do Edital nº 02/2023, que disciplinou a seleção de professores para o instituto.


Como diligência inicial, foi determinado o envio de ofício ao Ifac, que terá prazo de 10 dias para encaminhar ao Ministério Público cópia integral do procedimento administrativo relacionado ao caso.


O inquérito terá duração inicial de um ano e poderá resultar em medidas administrativas ou judiciais, caso sejam confirmadas irregularidades no concurso.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias