Ícone do site Ecos da Noticia

Moisés Diniz destaca parceria do governo federal com a pesquisa no Acre

Foto: ac24horas.com

Durante a movimentação para a aguardada visita do presidente Lula a filial 5 da Cooperacre, em Rio Branco, nesta sexta-feira, 08, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Moisés Diniz, destacou a importância das parcerias entre o Acre e o governo federal para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação na região amazônica.


Segundo Diniz, a visita de Lula ao estado coincide com um momento estratégico para a Fapac, que atua para ampliar o acesso a recursos federais para projetos de pesquisa com foco na bioeconomia.


“Se eu pudesse chegar perto do Lula e agradecer, essa semana que vem nós vamos disponibilizar 200 mil reais do governo Gladson Cameli e vamos acessar 85 milhões de reais do CNPq para a gente disponibilizar para os pesquisadores da Amazônia e vamos preparar os pesquisadores do Acre para poder ter a maior proporcionalidade de pesquisadores para a gente pesquisar a cadeia do açaí, do cacau, da castanha e do pirarucu. Ou seja, a gente coloca 200 mil reais e tem acesso a 85 milhões”, pontuou.


Diniz também lembrou de outra importante conquista recente da Fapac. “Semana passada, aliás, no mês passado, nós fechamos o PPSUS, colocamos 250 mil, vamos acessar 1 milhão do Ministério da Saúde”, reforçou.


O presidente da Fapac fez questão de enfatizar a dependência que o Acre ainda tem dos recursos federais e o papel de Lula nesse cenário.


“O Acre não vive sem Brasília. Portanto, o presidente Lula, presidente da República, é bem-vindo ao Acre. E os acreanos vão receber com muito carinho, com muito afeto, porque o Acre precisa de muito investimento em todas as áreas”, finalizou.


Sair da versão mobile