Ícone do site Ecos da Noticia

Ministro celebra inclusão energética no Acre; mais de 300 mil terão energia de graça

Foto: Reprodução/ac24horas

Durante o evento com o presidente Lula nesta sexta-feira, 08, na filial 5 da Cooperacre, em Rio Branco, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou os avanços do governo federal na expansão do programa Luz para Todos, a isenção de energia para famílias de baixa renda no Acre e a transição energética na Amazônia.


Silveira celebrou os feitos da gestão Lula, alfinetou o governo anterior e mandou um recado indireto aos países desenvolvidos: “É uma alegria poder andar pelo Brasil e pelo mundo pregando a paz, a união entre os povos, o diálogo permanente e um país mais desenvolvido, mais sustentável, mas, principalmente, mais inclusivo, cuidando daqueles que mais precisam de nós”, iniciou Silveira.


Segundo ele, o governo federal tem demonstrado um olhar atento para todas as regiões do país, com investimentos concretos. Só no Acre, duas novas etapas do Luz para Todos vão beneficiar seis mil moradias e comércios, com um investimento de R$ 250 milhões. “Energia para conservar alimento na geladeira, luz para a criança fazer dever de casa à noite, para Dona Maria Roselia, na Vila Restauração, que agora sonha em empreender”, pontuou.


Silveira também destacou a isenção de contas de luz para consumidores de baixa renda por meio do programa “Luz do Povo”, alcançando cerca de 300 mil pessoas no Acre. “A partir deste mês, a conta virá zerada, escrita assim: ‘Graças ao programa do governo federal Luz do Povo’”, destacou.


O ministro frisou que o Luz para Todos só faz sentido se alcançar “quem mais precisa e quem não pode pagar” e que, sob o governo Lula, a inclusão energética é também sustentável. “No Acre, em Cruzeiro do Sul, que até 2024 ainda dependia de geradores a diesel, o senhor entregou 100% da energia limpa. Menos diesel queimando, menos CO2 na Amazônia”, afirmou.


Além disso, foram inauguradas subestações em Feijó e Cruzeiro do Sul, com investimento de R$ 190 milhões, beneficiando mais 70 mil pessoas. Silveira exaltou o papel do Brasil na transição energética e na diplomacia internacional. “Nosso Brasil é solo verde, onde brotam sorrisos e generosidade. Por isso sentamos à mesa com quem demonstra respeito. Em Minas Gerais, servimos cafezinho com pão de queijo. Aqui no Acre, presidente, uma panelada são ótimas companhias para uma boa prosa. Viva o Luz para Todos, viva o Luz do Povo, viva o desenvolvimento sustentável. Viva o presidente Lula!”, finalizou.


Ministro celebra inclusão energética no Acre; mais de 300 mil terão energia de graça


Sair da versão mobile