Ícone do site Ecos da Noticia

Maquinário usado em açudagem para fruticultores será retirado para beneficiar pequenos pecuaristas

Os agricultores de base familiar do município de Capixaba foram surpreendidos na manhã desta terça-feira com a informação de que a máquina PC hidráulica, usada na açudagem em propriedades rurais do PDS Nova Promissão, será transferida para o Projeto de Assentamento São Gabriel.


A mudança traz impacto para dezenas de agricultores de base familiar. Muitos são produtores de frutas, incluindo café. Alguns relatam que já contabilizam prejuízos por conta da seca que atinge a região. Por isso, a pressão para que os serviços de açudagem sejam intensificados e não suspensos.
“No São Gabriel, o pessoal só produz gado. É basicamente pecuária o que se produz lá e nós aqui somos agricultores familiares”, compara a presidente da Cooperativa Agroextrativista Santa Fé, Nilva da Cunha de Lima. “Se essa máquina sair daqui, ela não volta mais”.


A Prefeitura de Capixaba confirma a transferência do maquinário. “Nós vamos fazer essa transferência para beneficiar os produtores do PA São Gabriel com piscicultura, coisa que nunca foi feita no município”, afirmou o secretário de Agricultura de Capixaba, Amilton Costa.


O gestor justifica ainda que essa mudança é necessária ser feita por causa de uma emenda do deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos), que destinou uma emenda parlamentar de R$ 50 mil para compra de óleo diesel para que fosse feito o benefício para cerca de 30 produtores do PA São Gabriel. “O dinheiro já está na conta há cerca de trinta dias e se não executarmos esse recurso o dinheiro volta”, justificou Costa. “Mas nosso compromisso é cumprir nossa missão ali no Campo Alegre [Nova Promissão]. Nós vamos voltar”.


O secretário disse que a PC Hidráulica fica disponível para a construção dos açudes no PA São Gabriel durante 10 horas por produtor. Na prática, a máquina fica um dia com cada produtor.


Nos vídeos gravados pelos agricultores, o senador Alan Rick é citado. Ocorre que a máquina é resultado de um programa federal chamado ProMaq. Por indicação do senador, foi encaminhada ao município de Capixaba. Por isso, a cobrança. A assessoria do senador foi acionada. “Nós estamos acompanhando a situação e a informação que temos é que a máquina segue fazendo a açudagem no PDS Promissão”, afirmou a assessoria parlamentar.


 


 


 


 


 


 


Fonte: ac24aAgro


Sair da versão mobile