Ícone do site Ecos da Noticia

Mapa: poderosa onda de frio “vai congelar” grande parte do Brasil

Nova onda de frio no Brasil • Climatempo

Uma nova onda de frio intenso atinge o país a partir desta sexta-feira (8). A condição é causada por uma massa de ar de origem polar que vem da Argentina e vai afetar, principalmente, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


De acordo com as informações do Climatempo, a entrada desta massa de ar polar no continente é classificada como a 5ª onda de frio no país e deve se estender até a próxima quarta-feira (13).


O frio vai atingir as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de provocar friagem no Acre e em Rondônia, no Norte do Brasil.


Desta vez, as baixas temperaturas vão permanecer por mais dias consecutivos. Grande parte da Região Sul, São Paulo, Triângulo de Minas, sul do Rio de Janeiro, todo o estado de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e extremo sul de Goiás poderão ter temperaturas abaixo da média. Alguns lugares podem apresentar a temperatura de 5ºC.


Em São Paulo, as mínimas podem variar entre 8 e 9 °C de domingo até terça-feira (12), e as máximas não passam dos 20ºC.


Possibilidade de geada


O risco para geada aumenta em grande parte do Sul e em Mato Grosso do Sul, especialmente no fim de semana. Várias cidades do interior de SP podem registrar o fenômeno, como as cidades de Piracicaba, Tatuí, Rio Claro, Serra Negra, Botucatu e Boituva.


O Oeste e o Sudoeste paulista também podem ser atingidos pelo fenômeno, incluindo Rancharia, áreas do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, além do extremo sul de Minas.


Sair da versão mobile