Ícone do site Ecos da Noticia

Mãe e filha são condenadas a 12 anos após vídeo entregando banana para crianças negras

Influenciadoras foram condenadas por dar banana e macaco de pelúcia a crianças negras — Foto: Reprodução

Somando mais de 13 milhões de seguidores nas redes sociais, a dupla de mãe e filha, Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves foram condenadas a 12 anos de prisão, na última segunda-feira (18). Ambas foram culpadas pelo crime de injúria racial. A acusação tem como base um vídeo publicado pela dupla, oferecendo uma banana e um macaco de pelúcia para crianças negras.


A decisão ocorreu no Rio de Janeiro, pela juíza Simone de Faria Ferraz, da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Gonçalo. Também foi determinado que Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves paguem indenizações de R$ 20 mil para cada uma das vítimas do vídeo.


A juíza afirmou que a dupla pode aguardar a análise dos recursos em liberdade, mantendo as medidas cautelares impostas pela Justiça anteriormente.


As penas foram ampliadas, como prevê a lei, visto que o crime foi cometido por mais de uma pessoa simultaneamente e pelo fato de terem sido realizados por recreção. Além disso, os perfis de Nancy Gonçalves e Kérollen Cunha devem seguir bloqueado nas redes sociais.


“Monetizaram a dor das crianças, que talvez nunca se curem”, afirma a juíza do caso

Para a juíza do caso, Simone Ferraz, foi considerada absurda a alegação de que as influenciadoras não sabiam o que era racismo recreativo. A magistrada também negou a teses de que a denunciante do caso é quem causou o horror ao compartilhar o vídeo.


“Ao fazer jocoso o anseio de crianças, entregando-lhes banana ou macaquinho de pelúcia, animalizando-as para além do humano, riram de suas opções cegas, em verdade, sem escolha”. E, é nessa esteira de ódio e dor, que não há cabida para minorar os efeitos de tamanho racismo”, afirmou a magistrada.


Simone ainda afirma que as influenciadoras monetizaram com o conteúdo criminal.


“As rés perpetraram os crimes, monetizaram a dor das crianças, que talvez nunca se curem das ofensas. E fizeram, em íntimo de vontades, sangrar, mais uma vez, em açoites os nascidos de África”, finaliza Simone.


Relembre o vídeo das influenciadoras que entregaram bananas

O nome das influenciadoras foi repercutido em maio de 2023, após a dupla ser denunciada por uma advogada especialista em direito antidiscriminatório. Dona do canal, Kérollen Cunha publicou os vídeos com a filha, Nancy, no Tik Tok.


Na gravação, a mulher aborda um menino negro em uma calçada e questiona se ele preferiria receber 10 reais ou um presente. Ao escolher o presente, o menino recebe uma banana e responde: “só isso?”. A criança também afirma que não gostou e Kérollen Cunha pede para ele olhar direito, que gosta sim.


Já na segunda parte, Kérollen aborda uma menina que também escolhe o presente. Ao abrir o pacote, a criança se depara com um macaco de pelúcia. Durante o vídeo, é possível escutar as risadas de Nancy.


 


 


 


 


 


 


 


 


Fonte: RIC.COM.BR


Sair da versão mobile