Ícone do site Ecos da Noticia

Lula fará pronunciamento em rádio e TV contra sanções de Donald Trump a Moraes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão para responder diretamente às sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


A data da exibição ainda não foi definida, mas interlocutores ouvidos pelo O Globo afirmam que há possibilidade de o pronunciamento ir ao ar no domingo (3). Embora o presidente também deva abordar o tarifaço imposto pelo presidente americano Donald Trump, o foco principal será a inclusão de Moraes na lista de sanções da Lei Magnitsky.


A ofensiva dos EUA gerou forte reação do governo brasileiro. Lula classificou a decisão como “inaceitável” e promoveu, na quinta-feira (31), um jantar no Palácio da Alvorada com ministros do STF em gesto de solidariedade.


A expectativa é de que a mensagem possa enfatizar a defesa da soberania nacional, que parece ter tido efeito político favorável ao petista. Em 17 de julho, dias após o primeiro anúncio do tarifaço, Lula já havia feito um pronunciamento em que exaltava o princípio de autodeterminação e rechaçava interferências externas, discurso bem recebido internamente.


A inclusão de Moraes na Lei Magnitsky foi anunciada no mesmo dia em que Trump formalizou a tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando para 50% a sobretaxa imposta às exportações do país aos EUA. Embora o decreto exclua cerca de 700 categorias de produtos, a medida afeta setores estratégicos como carnes, café e frutas.


Sair da versão mobile