posto village ezgif.com gif to avif converter

Lula autoriza nesta sexta-feira construção de ponte Brasil–Bolívia prometida desde a anexação do AC

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

Mais de 120 anos após o Tratado de Petrópolis, que garantiu a anexação do Acre ao Brasil, uma das promessas feitas naquele acordo histórico começa a sair do papel. O presidente Lula assina nesta sexta-feira, 08, em Porto Velho (RO), a ordem de serviço para a construção da Ponte Binacional sobre o Rio Mamoré, ligando Guajará-Mirim (RO) a Guayaramerín, na Bolívia.


A obra, que representa um marco na integração logística entre os dois países, contará com investimento de R\$ 421,4 milhões e será executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em parceria com o governo boliviano.


Além de consolidar a integração sul-americana e melhorar o fluxo comercial e turístico, a ponte resgata uma dívida histórica do Brasil com a Bolívia. O compromisso pela construção do acesso sobre o Rio Mamoré foi assumido em 1903, como contrapartida pela anexação do território acreano e desde então, era cobrado por autoridades e lideranças dos dois países.


A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro dos Transportes, Renan Filho, entre outras autoridades, que antes terão uma passagem pelo Acre na sexta (8). O evento será realizado no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, a partir das 15h30.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias