Na sétima noite da Expoacre 2025, realizada no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, o zootecnista Marciano Bermudes, da Empresa Brasileira de Assistência Pecuária (Embrapec), falou nesta sexta-feira, 01, sobre a atuação da empresa no Acre e o avanço da homeopatia veterinária na região.
Com três anos de presença no estado, a Embrapec se dedica à prestação de assistência pecuária por meio de terapias naturais. “Sou de Rondônia, me formei em Mato Grosso e voltei para Rondônia. Trabalho há sete anos já com esse laboratório, e surgiu a oportunidade de vir abrir o mercado acreano e o sul do Amazonas. Aceitei o desafio e vim pra cá”, relatou Marciano.
Segundo ele, o Acre oferece um campo fértil para a atuação da empresa. “Tem um mercado vasto aqui. O mercado pecuário é um ramo, tem muitas oportunidades no segmento. A empresa de homeopatia que presta assistência, por enquanto, é só a gente. E a gente trabalha num segmento diferenciado, onde fazemos o atendimento todo a campo, todo in loco. O produtor recebe a nossa demanda, e aí a gente vai até a fazenda, faz um levantamento e vê o que precisa implantar dentro da propriedade”, explicou.
Marciano também detalhou o que é a homeopatia veterinária, destacando que se trata de uma prática consolidada há mais de dois séculos. “Ela surgiu por Samuel Hahnemann, um médico alemão, há mais de 230 anos. Não tem resíduo, não tem carência, descarte zero também. Ou seja, dá muita comodidade para quem está aplicando no campo. Não tem problema de dar uma subdosagem, matar o animal por intoxicação, algo nesse sentido”, ressaltou.

Foto: Jardy Lopes
O zootecnista reforçou que, ao contrário do que muitos pensam, a resposta ao tratamento pode ser rápida, desde que bem aplicada. “Geralmente, as pessoas acham que é muito lenta. Mas, na verdade, não. A homeopatia é muito rápida, desde que aplicada de maneira correta, no mesmo caminho da cura. Se fizer um tratamento adequado e direcionado, os resultados são bem rápidos e eficazes”, afirmou.
Marciano citou um exemplo prático: “Para quem tem boi de engorda, costuma brigar muito os bois. O efeito de sodomia, que é aquele de dominância, um animal sobressai ao outro. Essa parte visual é muito rápida. Tem clientes que relatam que em 4, 5, 6 dias o animal já estabelece e para de brigar. O lote fica com um comportamento bom”, ressaltou.

Foto: Jardy Lopes
Como supervisor zootécnico, ele atua junto aos representantes no estado. “Temos em torno de seis representantes. Atuo como supervisor e também fazendo visita in loco. Nosso intuito é levar essa ferramenta para o produtor rural por meio dos nossos representantes, que são extremamente capacitados e têm todo um treinamento para ir a campo”, salientou.
Ao final da entrevista, Marciano explicou que a Embrapec está presente na Expoacre com um estande. “Estamos na frente do CTG, no Centro de Tradições Gaúchas. Quem quiser, pode ir lá fazer uma visita. Será muito bem recebido, a gente tira toda a dúvida. A homeopatia no Acre é muito recente, estamos há três anos no mercado acreano. Nosso número é 68 99223-8083. O Instagram da empresa é @embrapec.agro e o meu pessoal é @marcianobermudes, onde sempre coloco novidades e resultados do nosso dia a dia”, finalizou.