Datafolha: petistas superam bolsonaristas pela 1ª vez desde junho e divisão cresce

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (8), indica que a polarização política no Brasil segue intensa e ganhou força desde junho. Hoje, 76% da população se declara petista ou bolsonarista — alta de seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.


Segundo os dados, 39% dos entrevistados se identificam como petistas, contra 37% que se dizem bolsonaristas. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, há empate técnico entre os dois grupos. Outros 18% afirmam ser neutros, 5% não apoiam nenhum dos lados e 1% não soube responder.


Na comparação com a rodada anterior, realizada em junho, houve alta de quatro pontos entre os que se declaram petistas — de 35% para 39% —, enquanto o grupo bolsonarista avançou de 35% para 37%. Apesar de a variação estar dentro da margem de erro, é a primeira vez desde junho que o grupo petista aparece numericamente à frente.


Lula mantém aprovação estável

O Datafolha também avaliou o desempenho do governo. Lula mantém índices estáveis, com 29% de aprovação e 40% de reprovação, patamar considerado baixo quando comparado a seus mandatos anteriores.


O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de julho, antes da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. À época, o ex-presidente já estava submetido a medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias