A presidente da Comissão de Defesa e Proteção da Mulher da Câmara Municipal de Rio Branco, vereadora Elzinha Mendonça (PP), convocou uma reunião para tratar da denúncia de assédio moral envolvendo o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas. Segundo Mendonça, o caso é grave e exige atuação da Câmara.
“É um assunto de suma importância e a Câmara não pode se calar. Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vamos elaborar um documento para encaminhar aos órgãos competentes, como o Ministério Público do Estado do Acre e o Ministério do Trabalho, já que as denúncias ocorreram no ambiente de trabalho”, afirmou a vereadora.
Elzinha Mendonça explicou que a comissão já havia solicitado o afastamento de Clendes, e que o novo documento vai reiterar essa solicitação, garantindo ao acusado o direito de defesa. “Tivemos situação similar aqui na Câmara anteriormente, e a postura da comissão foi encaminhar as denúncias ao Ministério Público, resultando na apuração e na condenação do agressor. Esperamos que, se houver comprovação da culpa desta vez, ele também arque com as consequências”, acrescentou.
Sobre o encaminhamento do documento, Mendonça informou que a comissão discutirá a proposta ainda hoje e, caso todos os membros concordem, ele será entregue pessoalmente ao Ministério Público na manhã seguinte.
A vereadora comentou ainda a posição da colega Lucilene Vale, que se manifestou publicamente contrária à assinatura do pedido de afastamento. “Cada vereador toma a postura que achar necessária. Não faço julgamento sobre a decisão da colega; ela deve ter seus motivos. Nós somos agentes públicos e cada ação que tomamos traz consequências. Se ela considera correto, quem sou eu para julgar?”, disse.