A Câmara Municipal de Rio Branco (CMRB) divulgou nesta sexta-feira, 15, uma nota oficial repudiando declarações feitas pelo superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, em entrevista concedida na quinta-feira, 14, à TV Gazeta, Rede Record.
Na ocasião, durante participação no programa Gazeta Entrevista, Vilas Boas afirmou que não teme uma eventual investigação e criticou a atuação dos parlamentares, dizendo que, “se a CPI for levada a sério, não fica um vereador na Câmara”. Segundo a Casa Legislativa, a fala generalizou críticas e lançou suspeitas sobre todos os vereadores, atingindo a honra individual e a credibilidade da instituição.
O superintendente divulgou mais cedo nesta sexta-feira, uma nota de retratação dirigida à Câmara Municipal e aos parlamentares. No texto, afirmou que suas declarações geraram interpretações generalizadas sobre a atuação da Casa e reafirmou seu respeito pelo Poder Legislativo.
Na nota divulgada nesta sexta, a Casa Legislativa destacou que todos os seus membros foram eleitos e diplomados conforme a legislação, com mandatos legítimos e baseados na Constituição Federal, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno.
“O Parlamento Municipal reforça seu compromisso com a fiscalização responsável dos atos do Executivo, a defesa do interesse público e o atendimento das demandas da população. Reiteramos que o debate democrático exige respeito mútuo, urbanidade e responsabilidade na condução das palavras e atos, especialmente por autoridades que ocupam funções estratégicas no serviço público. A Câmara Municipal de Rio Branco seguirá firme em sua missão de representar o povo, fiscalizar o Executivo e legislar com independência, diálogo e compromisso com a verdade”, finalizou.
NOTA OFICIAL
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, bem como os demais vereadores, vem a público repudiar as declarações feitas pelo superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), senhor Clendes Vilas Boas, durante entrevista concedida em 14 de agosto de 2025.
Na ocasião, ao se manifestar em canal de televisão sobre a possibilidade de instalação de uma CPI, o gestor generalizou e lançou suspeição sobre todos os membros desta Casa Legislativa, atingindo a honra individual de cada parlamentar e a credibilidade da instituição que representa o povo de Rio Branco.
Esta Casa Legislativa reafirma que todos os vereadores e vereadoras foram eleitos democraticamente, diplomados conforme a legislação vigente e exercem seus mandatos com legitimidade, baseados na Constituição Federal, na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno. O respeito a esse processo e ao voto popular é fundamento inegociável da democracia.
Registramos que o superintendente já apresentou nota de retratação, reconhecendo a inadequação das declarações e reafirmando seu respeito pelo Poder Legislativo.
O Parlamento Municipal reforça seu compromisso com a fiscalização responsável dos atos do Executivo, a defesa do interesse público e o atendimento das demandas da população. Reiteramos que o debate democrático exige respeito mútuo, urbanidade e responsabilidade na condução das palavras e atos, especialmente por autoridades que ocupam funções estratégicas no serviço público.
A Câmara Municipal de Rio Branco seguirá firme em sua missão de representar o povo, fiscalizar o Executivo e legislar com independência, diálogo e compromisso com a verdade.
Rio Branco – AC, 15 de agosto de 2025.
Câmara Municipal de Rio Branco
!Desde já agradeço a atenção!
Marcela Jansen
Assessora de Comunicação