Ícone do site Ecos da Noticia

Acre projetará empresas locais em expofeiras internacionais na Bolívia e no Peru

O setor produtivo ganhou nesta sexta-feira, 22, um reforço estratégico para se projetar no mercado internacional. Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Agência de Negócios do Acre (Anac), Sebrae e federações empresariais lançaram em Rio Branco a agenda de negócios que levará empreendedores locais às expofeiras ExpoCruz, na Bolívia, e Expoalimentaria, no Peru, no mês de setembro. A ideia é concretizar novas exportações.


A iniciativa prevê a participação de 40 empresas, divididas em dois grupos de 20 por evento, em dois dos maiores eventos de comércio da América Latina, que reúnem indústrias, produtores e compradores de diferentes países. O Acre terá estandes próprios em ambas as feiras, com espaço para apresentar produtos e atrair investidores. As empresas serão selecionadas pelos organizadores da missão empresarial a partir do lançamento de um edital de chamamento público.


Segundo o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, o objetivo é criar oportunidades de integração entre os empreendimentos locais e mercados como Estados Unidos, China e Europa. Isso trará uma amplitude bem maior às nossas empresas. Na Expocruz, já estamos articulando a realização de um evento específico do Acre que reunirá todas as comitivas presentes para um encontro mais pessoal e dinâmico, com apresentação de todas as cadeias produtivas que possuímos”, declarou.


A presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra, destacou que o desafio é fortalecer a internacionalização das empresas acreanas. Para ela, a participação simultânea nas duas feiras é uma forma de abrir portas para parcerias de longo prazo e aumentar a visibilidade da produção local. “O maior papel da Anac é fomentar esse e outros tipos de negócios, sempre com o apoio da Seict, para que o nosso estado viva o desenvolvimento pleno”, completou ela.



O diretor técnico do Sebrae, Kleber Campos, reforçou que a missão também faz parte de um projeto de preparação das empresas para atuar no mercado internacional antes, durante e depois das feiras. “Nós estamos atuando de forma mais estratégica e com mais investimentos nessa parte, a parceria com o governo e demais entidades vem proporcionando uma grande maturidade nesse aspecto. Nosso trabalho é preparar o empresariado para o antes, durante e depois das feiras”, disse.


Já o vice-presidente da Fieac, João Paulo de Assis, afirmou que a ação é resultado da união de várias instituições para superar barreiras e abrir caminhos no setor. “Estamos conseguindo conectar nossas indústrias entre si e com outros mercados para alavancar o setor. Essa união construída por muitas mãos é importante para desenvolver esse trabalho de projetar os empreendimentos acreanos e concretizar negócios. Certeza que voltaremos com bons resultados”.


Empresários também comemoraram o lançamento da agenda. Antonildo Júnior, da Frutos de Goiás no Acre, lembrou que o apoio do Estado tem sido decisivo para fortalecer o ambiente de negócios e propiciar o crescimento dos empreendimentos locais nos 22 municípios acreanos. “Esse tipo de articulação encurta caminhos. A gente já exporta para os Estados Unidos e Peru, mas quer chegar mais longe. Com a participação nas feiras, as possibilidades se ampliam muito”.


Sair da versão mobile