Acre cai uma posição e ocupa penúltimo lugar em competitividade

O Acre caiu uma posição no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, passando do 25º lugar em 2024 para o 26º. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e mostram que o estado ficou à frente apenas do Amapá, que ocupa a 27ª posição.


No ano passado, em 2024, o Acre havia ocupado a 25ª colocação entre as 27 unidades da federação, também figurando entre os últimos do ranking.


De acordo com os indicadores avaliados, o estado apresentou piora em seis áreas: Sustentabilidade Ambiental (26º, queda de três posições), Educação (27º, queda de uma posição), Eficiência da Máquina Pública (22º, queda de uma posição), Infraestrutura (26º, queda de duas posições), Potencial de Mercado (6º, queda de uma posição) e no próprio Ranking Geral, onde perdeu uma colocação em relação ao ano anterior.


Apesar das quedas, alguns pilares registraram avanços, como Inovação, que subiu duas posições (20º), além de Segurança Pública, Capital Humano e Solidez Fiscal, que avançaram uma posição cada.


O estudo do CLP avalia os estados brasileiros a partir de dez pilares que envolvem áreas como infraestrutura, educação, solidez fiscal, inovação e sustentabilidade.


O objetivo é medir a capacidade de cada ente federativo em oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento econômico e social.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias