A Academia Acreana de Letras (AAL) marca presença na Expoacre 2025 pelo terceiro ano consecutivo, com um estande no espaço da Indústria dedicado à valorização da produção literária do estado.
A instituição apresenta obras de diversos autores acreanos, incluindo livros de poesia, romance, crônicas e causos regionais, além de uma revista especial que reúne biografias e trajetórias dos membros da academia.
De acordo com o membro da Academia José do Carmo, a participação na feira tem como objetivo dar visibilidade à literatura produzida no Acre e fortalecer a identidade cultural local.
“Estamos trazendo o acervo da nossa academia, com obras de autores que fazem parte da AAL. Lançamos a revista Hileia, que reúne a história da instituição, perfis dos nossos membros e destaca figuras importantes como a escritora e novelista Glória Perez”, disse.

Foto: frame/vídeo
Outro integrante da academia, o escritor e ex-delegado José Barbosa, natural de Xapuri, compartilhou sua trajetória literária e a diversidade de talentos que compõem a instituição.
“Herdei o gosto pela escrita do meu pai e escrevo desde a juventude. Tenho livros de causos do cotidiano, com histórias engraçadas do tempo de delegacia, um romance regional chamado Viagem ao Seringal, além de poesias e outros títulos que pretendo publicar em breve”, disse.
A AAL é formada por cineastas, poetas, romancistas, pintores, é um espaço de várias expressões culturais reunidas, assim.
A presença da AAL na Expoacre reforça a importância da literatura como instrumento de preservação da memória, incentivo à leitura e valorização da produção intelectual acreana.
Assista ao vídeo: