Na manhã desta quinta-feira (24), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhou o início da instalação das primeiras vigas de aço sobre os pilares de concreto do viaduto Mamedio Bittar. A ação marca o início da segunda fase da obra, considerada uma das mais estratégicas para a mobilidade urbana da capital acreana.

Acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, e de técnicos da pasta, o prefeito destacou o avanço da construção e a importância do viaduto para o trânsito da cidade. As vigas estão sendo transportadas dos estados do Rio de Janeiro e Rondônia para dar celeridade ao cronograma da obra.
“Essas vigas representam a segunda fase do projeto. A primeira foi a concretagem dos pilares, que está praticamente concluída. Agora, com a chegada das vigas, damos um passo importante para estruturar o viaduto”, afirmou o prefeito.

Foto: Marcos Araújo/Secom
De acordo com o secretário Cid Ferreira, estão sendo instaladas 25 vigas metálicas distribuídas em seis vãos. A previsão é que, com a conclusão dessa etapa, a obra entre em sua fase final.
“Nenhuma gestão anterior deu tanta atenção à mobilidade urbana como a atual. Com o viaduto, vamos dar mais fluidez ao trânsito em uma região extremamente movimentada da cidade”, afirmou.
A construção do Viaduto Mamedio Bittar é considerada essencial para aliviar o tráfego em um dos principais eixos viários de Rio Branco. O projeto faz parte do pacote de investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana promovido pela Prefeitura.

Foto: Marcos Araújo/Secom
Além de melhorar o tráfego, a obra deve impactar positivamente o desenvolvimento econômico da região, facilitando o deslocamento de pessoas e mercadorias, valorizando imóveis do entorno e promovendo maior integração entre bairros. A expectativa é que o novo viaduto contribua também para a redução no tempo de deslocamento diário da população.
“Até o final do ano faremos a inauguração dessa grande obra. E não será apenas concreto e aço, será um espaço urbanizado, bonito, feito com carinho para os rio-branquenses e para todos os acreanos. Uma obra que poderá se tornar até um cartão-postal da nossa capital”, completou o prefeito.
Fonte: PMRB