Figura emblemática do agronegócio no Acre, o pecuarista Edilberto Afonso de Moraes, mais conhecido como Betão, participou neste sábado, 26, da Cavalgada 2025, evento que marca a abertura oficial da Expoacre.
Reconhecido como um dos grandes nomes do setor, Betão esteve acompanhado da família e de amigos no tradicional desfile ruralista.
“Graças a Deus, mais uma cavalgada. Trouxe todo mundo hoje, todo mundo veio. Essa é a melhor festa do Acre”, disse em entrevista ao repórter David Medeiros.
Aos 72 anos, Betão tem uma trajetória marcada pelo trabalho e dedicação. Dono da Fazenda Piracema, localizada na Estrada Transacreana, em Rio Branco, ele também transformou sua propriedade em um espaço voltado ao lazer e à convivência familiar. Além diversos outros empreendimentos.
Betão iníciou sua trajetória muito cedo fazendo “de tudo um pouco”, trabalhou em olaria, foi taxista, teve boteco e até boutique. Se dedicou a função de marreteiro por muitos anos, em cima de um cavalo, comprando e vendendo boi.
A história do pecuarista se confunde com a própria história econômica do Acre. Ele foi um dos idealizadores do primeiro frigorífico do estado, o Frisacre, inaugurado em 1988, que chegou a gerar mais de 500 empregos diretos.
Filho de pais cearenses que migraram para o Acre durante o Ciclo da Borracha, Betão nasceu em Rio Branco em 1952 e é um dos nove filhos de uma família que mantém até hoje seus laços com o trabalho no campo.
“Desde novinho sempre tive vontade de conquistar as coisas. Sempre fui o mais saído da família”, relembrou ele em entrevista ao Ac 24 horas, em 2015.
VÍDEO O VÍDEO:
Fonte: ac24horas