Durante a abertura da 50ª edição da Expoacre, na manhã deste sábado, 26, o repórter Whidy Melo, do ac24horas, conversou com o médico Fernando Guerra, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sobre o esquema especial de saúde montado para atender o público da Cavalgada 2025.
A equipe do ac24horas, ac24agro e do Ecos da Notícia acompanham em tempo real todos os momentos da Cavalgada 2025, que abre oficialmente a programação da Expoacre em sua edição de 50 anos.
Segundo o médico, o Samu está operando com uma estrutura completa ao longo de todos os dias da feira. “Estamos com uma viatura avançada agora aqui na Expoacre, associada a três viaturas básicas, duas motolâncias e uma viatura básica acompanhando a cavalgada. Estaremos presentes todos os dias no Parque de Exposições, tanto com uma viatura avançada quanto com um posto médico fixo, com médico, enfermeiro e toda a equipe para dar esse primeiro suporte”, explicou Fernando.
O médico destacou que o principal tipo de atendimento durante a Cavalgada costuma estar relacionado ao consumo excessivo de álcool. “A maioria dos sintomas que aparecem são por efeito abusivo do álcool, o que pode provocar queda, escoriações e, em alguns casos, até brigas. Mas esperamos uma cavalgada tranquila. Estamos preparados para agir se necessário, e o Samu estará 24 horas à disposição do povo”, reforçou.
Whidy também aproveitou o momento para perguntar sobre formas seguras de consumo de bebidas alcoólicas. O médico respondeu com uma orientação direta e acessível: “O jeito certo de beber é com moderação. Cada corpo reage de uma forma, mas o que a gente sempre orienta é que a pessoa beba com responsabilidade e, claro, se beber, não dirija”, afirmou.
Sobre a hidratação durante o consumo de álcool, Fernando Guerra reforçou que a prática ajuda a evitar a desidratação e os sintomas da ressaca. “Quando a gente bebe, tende a ir mais ao banheiro e acaba perdendo mais líquido do que ingere. A pessoa não perde só o álcool, perde água do próprio corpo, e isso causa a desidratação. Por isso que no outro dia vem aquela dor de cabeça. Então, se a cada copo de bebida você intercalar com um copo de água, os efeitos colaterais vão ser diminuídos”, finalizou.