192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

4 casos suspeitos de sarampo são investigados no Acre, diz Sesacre

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou, nesta quinta-feira (17), que o estado já notificou 15 casos suspeitos de sarampo em 2025. Desse total, 11 foram descartados após investigação e 4 seguem em análise laboratorial. A atualização foi divulgada no mesmo dia em que o governo estadual decretou situação de emergência em saúde pública por causa do avanço da doença na Bolívia, país vizinho.


O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e permite a adoção de medidas estratégicas de prevenção, monitoramento e contenção do contágio. A preocupação das autoridades se intensificou diante do aumento de casos em municípios bolivianos, sobretudo em Cobija, que faz fronteira direta com o Acre.


No último dia 8 de julho, a Sesacre já havia emitido um alerta sanitário às regionais de saúde e reforçado orientações sobre medidas de prevenção, vigilância e vacinação, especialmente nas cidades de fronteira: Plácido de Castro, Capixaba, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil.


Conforme o boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), dos 15 casos notificados de sarampo, os municípios de Assis Brasil registram dois casos em investigação — sendo um notificado originalmente em Rio Branco —, enquanto Brasileia contabiliza dois casos descartados e outros dois em análise. Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Epitaciolândia e Porto Acre somam, juntos, sete casos já descartados (sendo um em cada um dos três primeiros municípios, um em Epitaciolândia e dois em Porto Acre). Em Rio Branco, há um caso em investigação. Já em Cobija, na Bolívia, foi registrado um caso suspeito, posteriormente descartado.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias