cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Puxada pelo cinema e energia elétrica, inflação de junho em Rio Branco lidera alta no país

Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Rio Branco registrou a maior inflação entre todas as capitais brasileiras em junho de 2025. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado na última quinta-feira, 10, pelo IBGE, a capital acreana teve variação mensal de 0,64%, a maior do país no período.


A análise dos números, feita pelo economista e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Rublicleis Gomes, aponta dois principais vilões da alta; cinema e energia elétrica.


Conforme os dados, os ingressos de cinema apresentaram um reajuste de 77,22%, enquanto a energia elétrica teve impacto direto no bolso dos consumidores. Juntos, os dois itens responderam por quase toda a inflação do mês, o cinema com um impacto de 0,238 ponto percentual e a energia com 0,231 p.p. Sem eles, a inflação local teria ficado em 0,17%.


Além desses, produtos como limão (12,04%) e mamão (11,63%) também tiveram altas expressivas, embora com menor peso no índice.


Segundo o economista, o Índice de Difusão Inflacionária (IDI), que mede a proporção de itens com aumento de preços, caiu em junho, indicando uma redução na disseminação dos reajustes. Apesar disso, o núcleo da inflação, que desconsidera variações pontuais e sazonais, manteve-se em nível elevado, sinalizando que a pressão inflacionária continua, ainda que de forma moderada.


Para Rublicleis Gomes, “o desempenho do IPCA de Rio Branco no mês de junho reflete fatores locais e preços regulados, a exemplo dos aumentos de cinema e energia elétrica, mas mostra também, por meio do IDI e do núcleo de inflação, uma pressão inflacionária disseminada, persistente, porém leve”.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias