Ícone do site Ecos da Noticia

“Política é a arte do diálogo”, diz gestor e articulador Rennan Biths

Na terceira noite da Expoacre 2025, o secretário municipal de saúde de Rio Branco, Rennan Biths, concedeu entrevista ao ac24horas nesta segunda-feira, 28, e falou sobre os desafios à frente da pasta, a estrutura de saúde montada no evento, os avanços na rede municipal e também comentou sobre seu papel como articulador político da gestão Bocalom. Durante a conversa, Biths destacou a dedicação da equipe de saúde e rebateu rumores sobre sua permanência no cargo.


“É um desafio grande, mas a gente está aí para somar com esse grande compromisso que o nosso prefeito Bocalom tem de cuidar da nossa cidade. E nós somos um soldado desse projeto”, afirmou o secretário.


Segundo Biths, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) levou uma estrutura robusta para o Parque de Exposições, com equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos. “Estamos aqui com estande preparado, com os profissionais, com os equipamentos, para que a gente possa apoiar a feira, que é um momento muito aguardado por toda a população”, disse.


Entre os serviços ofertados ao público estão a emissão do Cartão SUS, emissão da carteira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, aferição de pressão arterial, vacinação e atualização da caderneta. “Nós temos feito um apelo, chamado a população para atualizar sua carteira de vacina. Nós temos essa pauta do sarampo batendo à porta, já passamos por crises respiratórias, dengue e são temas que estão presentes. A melhor estratégia é a prevenção”, reforçou.


FOTO: JARDY LOPES

Rennan também fez um balanço da atuação da Semsa fora do ambiente da feira, detalhando o avanço da cobertura na atenção primária. “Hoje nós temos 48 unidades básicas de saúde e 10 URAPs. Com isso, conseguimos ofertar todos os serviços da atenção primária diariamente”, destacou.


O secretário ainda lembrou que, desde que assumiu o cargo, tem perseguido o objetivo de eliminar as longas filas por atendimento. “Quando eu assumi, havia mais de 350 gestantes esperando atendimento de alto risco, implantamos o primeiro ambulatório materno-infantil da cidade e conseguimos zerar essa fila. Hoje essas gestantes estão sendo acompanhadas em um ambiente adequado no Barral y Barral”, exemplificou.


Além disso, ele apontou que a posse de novos profissionais concursados e a ampliação da rede têm melhorado a capacidade de atendimento, refletindo em menor tempo de espera para a população. “Acreditamos que, até o fim da gestão, vamos deixar uma rede mais estruturada e com eficiência muito melhor de serviços prestados à nossa população”, afirmou.


Como articulador político interino da gestão, Rennan também comentou sobre a relação com os vereadores da base e respondeu sobre rumores envolvendo seu nome dentro do União Brasil. “O prefeito nos convidou para auxiliar na articulação em um momento importante antes do recesso, principalmente por conta da votação da LDO. Nosso compromisso principal é com a saúde, mas interinamente estamos cumprindo esse papel e a política é a arte do diálogo”, explicou.


Sobre as especulações de sua saída da secretaria, o secretário afirmou ter tomado conhecimento das informações pela imprensa. “Essa construção da minha ida para a secretaria passou por um entendimento entre o prefeito Bocalom e o doutor Fábio Rueda. A relação entre nós tem sido harmoniosa, com foco no compromisso de cuidar da saúde da população”, esclareceu.


FOTO: JARDY LOPES

Por fim, Rennan concluiu que, apesar das movimentações políticas, o ambiente entre as lideranças segue estável. “O processo político tem muitas informações, desinformações e interesses diversos. Então, dentro desse triângulo, o que eu posso dizer é que o ambiente de diálogo está harmonioso, está tranquilo, mas o processo da política é esse processo de informações, desinformações, há muitos interesses de outros atores e talvez de grupos específicos dentro do partido que podem gerar essa especulação”, pontuou.


“Mas, de forma prática, o próprio prefeito já se posicionou publicamente sobre isso, afirmando que não houve nenhuma conversa nesse sentido com o doutor Fábio [exonerar Rennan da saúde]. Comigo também não houve nenhuma conversa, nem por parte do prefeito, nem do doutor Fábio Rueda, sobre esse assunto em especial. Tenho acompanhado muito mais pela imprensa e pelos bastidores da política, que a gente sabe que fervilham”, finalizou.


 


ASSISTA AO VÍDEO:


“Política é a arte do diálogo”, diz gestor e articulador Rennan Biths


 


Sair da versão mobile