A Operação Sussuarana, deflagrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em 5 de junho, resultou na retirada de cerca de 400 cabeças de gado criadas ilegalmente na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre. A ação repercutiu globalmente, com cobertura do jornalista Fabiano Maisonnave, da Associated Press, publicada em veículos como Yahoo News (Reino Unido e Canadá), apnews, United News (Bangladesh) e New Delhi Times. A matéria aborda a ilegalidade da pecuária na reserva e a transformação no modo de vida das famílias locais.
A operação federal apreendeu o gado de dois fazendeiros que descumpriram ordens judiciais, gerando protestos em Xapuri, cidade natal de Chico Mendes. O professor Jeffrey Hoelle, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, que pesquisa a região há 20 anos, analisou a ascensão da pecuária: “Vinte anos atrás, os seringueiros estavam apenas começando a adotar o gado. E, nas últimas duas décadas, ele se tornou cada vez mais popular. […] A floresta não consegue competir em termos de valor econômico com o gado. O alcance que a borracha e a castanha-do-pará podem prover para as pessoas é realmente limitado em comparação com o gado, para o qual, infelizmente, é preciso derrubar a floresta e plantar pasto.”
A matéria destaca o conflito entre a viabilidade econômica da pecuária e a sustentabilidade das atividades extrativistas, além do simbolismo em Xapuri, onde Chico Mendes, assassinado em 1988, liderou a luta dos seringueiros contra pecuaristas nos anos 1980.
O ICMBio justificou a operação como essencial para combater o “crime ambiental” causado pela pecuária de grande porte, proibida na reserva.
Cleisson Monteiro, presidente da Associação de Moradores e Produtores da Reserva, criticou a ação, apontando “revolta e medo” entre as famílias. “A área onde as invasões começaram, conhecida como Seringal Nova Esperança, não tem mais um perfil seringueiro. Os moradores têm um modo de vida diferente. São agricultores que se dedicam à agricultura familiar em pequena escala, com alguma criação de gado para corte e leite”, disse Monteiro à Maisonnave.
A matéria de Fabiano Maisonnave pode ser visualizada na íntegra aqui: https://apnews.com/article/brazil-amazon-chico-mendes-protest-cattle-rubber-bbe29de06be3465c4a2624f8d78f2583