Lula diz que Brasil é dono do próprio nariz e que Donald Trump não quer conversar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e disse, nesta quinta-feira (24), que o republicano “não quer conversar”. Durante agenda em Minas Gerais, Lula ainda disse que o Brasil é “dono do próprio nariz”.


“Ele não quer conversar, se ele quisesse conversar ele pegava o telefone e me ligava. […] Com todo mundo eu converso, mas ele não quis conversar… Então o que acontece? Ele nos deu até o dia 1º [de agosto]. Se nós não dermos a resposta no dia 1º, ele vai taxar o nosso comércio em 50%. Vou contar uma coisa pra vocês: eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco e se ele tiver trucando, ele vai tomar um seis”, afirmou.


No início de julho, o presidente americano anunciou uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil, a nova taxa deve entrar em vigor a partir de 1º de agosto. Trump atribuiu a cobrança à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Desde então, o governo brasileiro se reúne com representantes dos setores produtivos afetados pela nova alíquota, na tentativa de construir estratégias para remediar os efeitos. As discussões acontecem principalmente sob o comando do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.


“O Lula tá doidinho pra conversar com o Trump. Ele não conhece o Lula, ele não conhece o Lula. Eu converso com todo mundo, mas sobretudo com quem quer conversar. Se os EUA quiser negociar, o Lulinha estará pronto pra negociar, mas desaforo só da dona Lindu”, continuou o petista.


Comitivas vai aos EUA para negociar


Nesta sexta-feira (25), uma comissão temporária externa, aprovada pelo Senado Federal, vai viajar em busca de diálogo com representantes do legislativo norte-americano. Há previsão de reuniões com parlamentares tanto republicanos, como democratas. Os encontros serão entre os dias 28 e 30 de julho, em Washington.


Fazem parte do grupo os senadores:


  • Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores;
  • Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado;
  • Tereza Cristina (PP-MS);
  • Astronauta Marcos Pontes (PL-SP);
  • Esperidião Amin (PP-SC);
  • Rogério Carvalho (PT-SE);
  • Fernando Farias (MDB-AL);
  • Carlos Viana (Podemos-MG).

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias